22 janeiro 2012

Balanço da 1ª Volta

Depois de uma época bem conseguida que culminou com a participação na final da taça, que se perdeu contra o campeão, as expectativas previam-se elevadas mesmo sabendo de algumas circunstâncias que nos impedem de ser mais consistentes.
A pré-época e os seus jogos foram dececionantes e durante esse período, creio, que descemos à terra e assentamos.
Durante esta 1ª volta mantivemos o modelo de jogo e os princípios definidos no início da época, encarando todas as equipas olhos nos olhos e jogando de forma aberta respeitando sempre os nossos adversários independentemente da sua posição ou do seu nome. À custa dessa situação tivemos deslizes que nunca deveriam ter existido e fomos extremamente perdulários perante os nossos adversários permitindo-lhes que, dessa forma, o feitiço se virasse contra o feiticeiro.
Existem algumas considerações que permitem uma análise mais detalhada, como sendo:
-Equipa, por jogo, que mais situações flagrantes de golo cria;
-Equipa que mais situações de golo falha, só considerando as mais flagrantes;
-Segundo melhor ataque mesmo que nunca tenhamos chegado à dezena em nenhum jogo;
-Décima pior defesa;
-Equipa que mais contra-ataques sofre por jogo;
A análise destes fatores permite afirmar que teremos que estar mais concentrados e motivados na fase defensiva, pois não valerá de muito ser o melhor ataque quando se é das piores defesas. Teremos que trabalhar mais quando não tivermos em posse da bola para que as distrações e as falhas individuais não ponham em causa o sentido coletivo de uma equipa, teremos que manter o mesmo modelo e princípios de que gostamos e mais conhecemos sem nunca desprezar o adversário mas mais importante que isso sem nunca sermos os maiores inimigos de nós próprios.
Em perspetiva, pensamos obter uma segunda volta ao nível do ano anterior onde a nossa concentração, união, espirito de sacrifício e capacidade técnica e tática fez de nós uma equipa respeitada em todos os recintos.
A obra é difícil mas possível depende de todos nós para que a mesma se torne visível, mas uma coisa podemos prometer, lutaremos em qualquer lado e perante qualquer adversário pela vitória mesmo sabendo que será muito difícil e manteremos as mesmas características que nos permitiram no ano anterior evidenciar um bom futsal.

Professor Joca Matos
(Treinador da Casa do Benfica de Castro Daire)

Sem comentários: